Fature na Net:

sábado, 15 de setembro de 2012

O PRÍNCIPE DO DESERTO

O PRÍNCIPE DO DESERTO
BLACK GOLD

Embora não possa ser considerado, propriamente, um épico, o filme retrata dois reinados árabes imaginários numa época onde veio a ser descoberto petróleo na península arábica.
Utilizando-se de reinos e personagens fictícios, deparamos-nos com a figura do sultão de Salmaah, dono de uma  visão arcaica da sociedade, que, para garantir um acordo de paz e neutralidade de uma área, denominada " Faixa Amarela" , entrega seus dois filhos, Saleeh e Auda, ao emir de Hobeika, homem com moderna e ambiciosa visão do poder.
Ocorre que, nos anos vindouros, lá pela década de 30, vem a ser descoberto petróleo, por uma companhia americana, justamente naquela Faixa Amarela que não poderia, a princípio, ser reivindicada por nenhum dos dois reinos.
Pronto, está armada a confusão. E, é nesse cenário de descoberta do petróleo na península árabe, nos anos de 1930, que se passa a trama do "Príncipe do Deserto".
Filmado nas dunas dos desertos do Qatar e da Tunísia , o filme foi muito bem ambientado, exibindo cenas incríveis de guerra, tanto entre as  tribos como as travadas entre os dois reinos.
Claro que ficou bem romanceada a morte do sultão que preferia viver com seus costumes antigos ao invés de alinhar-se com as nações mais ricas.
Igualmente, um jovem, de óculos, cujo foco, até então, era única e exclusivamente a leitura, tornou-se um hábil estrategista e manejador de espadas, de uma hora para outra.
Mas, o mito sempre se  sobrepõe a qualquer raciocínio lógico. Sendo assim, o jovem Auda transforma-se num poderoso e hábil líder dos dois reinos. E, mais, mostra muita generosidade no trato com seu sogro derrotado.
É um bom filme para se assistir, repleto de belas imagens do deserto e do mar.

Uma boa escolha, sem dúvida.

(Felipe Mostardeiro e Maria Lucia Wagner)

CURIOSIDADES:
- O produtor Tarak Ben Ammar se inspirou na história do livro South of the Heart, do escritor suíço Hans Ruesch, para criar o enredo do longa. Ben Ammar tem os direitos do livro há 30 anos e renovava sempre que o contrato expirava – a cada cinco anos –, porque sempre soube que um dia a história viraria filme.
- A adaptação das linhas para a película passou pelas mãos do diretor Jean-Jacques Annaud e do roteirista Alain Godard "O Nome da Rosa" e acabou finalizado por Menno Meyjes "A Cor Púrpura".
- Esta é a primeira coprodução internacional do Qatar.
- O filme foi rodado na Tunísia e no Qatar.
- As cenas de batalha foram filmadas nos desertos do Qatar e levaram cerca de quatro semanas para ficarem prontas.
- Quando rodavam na Tunísia, acontecia também a Revolução do Jasmin, revolução popular entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, que culminou com a derrubada do presidente Zine El Abidine Ben Ali.
- Por imposição de um toque de recolher, durante as manifestações, as filmagens precisavam terminar horas mais cedo do que o normal. Mesmo assim, a produção do longa não foi afetada.
- Quando Tarak Ben Ammar encontrou o diretor ideal para o filme, Jean-Jacques Annaud, e estava prestes a começar a pré-produção, a princesa do Catar – Mayassa Bint Hamad Al-Thani – solicitou uma reunião com eles porque estava interessada em criar uma indústria cinematográfica sustentável no país.
- A recém-inaugurada Doha Film Institute, empresa criada pela princesa do Catar, já tem no currículo a produção dez filmes, incluindo "O Príncipe do Deserto", e a distribuição de outros três longas.
- Foi durante a viagem ao Catar, a convite de Mayassa Bint Hamad Al-Thani, que Tarak Ben Ammar encontrou um dos cenários mais importantes do filme: um tipo de duna de areia especial que leva diretamente ao mar.
- A península arábica, cenário de disputa do filme, tem o maior deserto de areia do mundo, com poucos habitantes e apenas 37 espécies conhecidas de animais. No início do século 20, era habitada por tribos árabes, também conhecidas como Beduínos, que ocuparam a terra durante séculos e eram em sua maioria nômades, embora algumas comunidades, conhecidas como Hadar, tenham se estabelecido em cidades costeiras.

- Do mesmo diretor de "A Guerra do Fogo" e "Círculo de Fogo".

TRAILER:

SINOPSE:
Sob o impiedoso céu do deserto, dois líderes guerreiros se enfrentam. Os corpos de seus soldados estão espalhados pelo campo de batalha. O vitorioso Nesib, Emir de Hobeika (Antonio Banderas), dita seus termos de paz para o rival Ammar, Sultão de Salmaah (Mark Strong). Os dois homens concordam que nenhum deles poderá reclamar a terra de ninguém entre eles, chamada de Faixa Amarela. Em troca, e de acordo com os costumes tribais da época, Nesib irá “adotar” - ou tomar como reféns - os dois filhos de Ammar, Saleeh (Akin Gazi) e Auda (Tahar Rahim), como garantia de que nenhum deles possa invadir o território do outro. Anos depois, Saleeh e Auda cresceram e se tornaram jovens homens. Saleeh, o guerreiro, quer escapar de sua prisão dourada e retornar à terra de seu pai. Auda só se importa com livros e a busca pelo conhecimento. Um dia, Nesib, seu pai adotivo, é visitado por um americano (Corey Johnson), homem da indústria petrolífera do Texas, que diz a Emir que sua terra é abençoada com petróleo e lhe promete riquezas além da imaginação. 

ELENCO:
Antonio Banderas .......................... Emir Nesib
Mark Strong .................................... Sultão Amar
Freida Pinto .................................... Princesa Leyla
Riz Ahmed ...................................... Ali
Tahar Rahim ................................... Príncipe Auda
Corey Johnson ............................... Thurkettle
Liya Kebede ................................... Aicha
Eriq Ebouaney ............................... Hassan Dakhil
Akin Gazi ........................................ Saleeh
Janeiro Uddin ................................. Ibn Idriss
Mostafa Gaafar .............................. Ahmed Khoz
Driss Roukhe .................................. Magroof
Jamal Awar ..................................... Conselheiro Khoz Ahmed
Lotfi Dziri ......................................... Sheikh de Bani Sirri
Hichem Rostom .............................. Coronel Nesibien
Mohammed Alibrahim ................... Guarda Pigeon II
Raouf Ben Amor ............................. Teólogo de Sua Majestade
Ramsi Lehner ................................. Fadlallah
Tarick Hadouch .............................. Ajudante de Ordens do Coronel
Ali Bennor ....................................... Doutor em Direito
Chedly Arfaoui ................................ Barbier
Ziad Ghaoui .................................... TeólogoTahar Rahim
Taoufik Ayeb ................................... Talib
Abdelmajid Lakhal ......................... Iman Velho
Bechir Salhi .................................... Guarda de Saleh #2
Sayari Med ..................................... Guarda de Saleh #1

SOBRE O ELENCO:
- Tahar Rahim está em:"A Invasora", "O Profeta" e "A Legião Perdida".
- Mark Strong está em:"Paixão de Alto Risco", "Sunshine - O Despertar de um Século", "Oliver Twist", "Sherlock Holmes", "A Jovem Rainha Vitória", "O Espião que sabia Demais" e "Lanterna Verde".
- Antonio Banderas está em:"Labirinto de paixões", "Matador", "Ata-me", "Entrevista Com O Vampiro", "Evita", "Quero Dizer Que Te Amo", "O Corpo", "Vem Dançar", "Jogo Entre Ladrões", "Você Vai Conhecer O Homem Dos Seus Sonhos", "A Pele Que Habito", "À Toda Prova" e "Morte Por Encomenda".

FICHA TÉCNICA:
Título Original: ........................................ Black Gold
País de Origem: .................................... França / Itália / Qatar
Gênero: .................................................. Drama / Aventura
Tempo de Duração: ............................. 130 minutos

Ano de Lançamento: ............................ 2011
Site Oficial: ............................................ http://wwws.br.warnerbros.com/blackgold/
Estúdio: .................................................. France 2 Cinéma / Quinta Communications / Prima TV / Carthago Films S.a.r.l. / The Doha Film Institute
Distribuidor: ............................................ Warner Bros. Pictures
Direção: .................................................. Jean-Jacques Annaud 
Produtora: ............................................... Carthago Films S.a.r.l., France 2 Cinéma, Quinta Communications, The Doha Film Institute, Prima TV.
Produção: ............................................... Tarak Ben Ammar
Produtor Executivo: ................................ Xavier Castano
Roteiro: .................................................... Jean-Jacques Annaud, Menno Meyjes Alain Godard , baseado em livro de Hans Ruesch
Fotografia: ............................................... Jean-Marie Dreujou
Trilha Sonora: .......................................... James Horner
Edição: ..................................................... Hervé Schneid 
Desenho de Produção: .......................... Pierre Queffelean

PATROCÍNIO:
Comércio de Enxovais Água Furtada Ltda
 Rua Luciana de Abreu, 403  
(51) 3346-1314

Nenhum comentário:

Postar um comentário