Fature na Net:

sábado, 21 de dezembro de 2013

TESE SOBRE UM HOMICÍDIO





Fascinante. Intrigante. Amamos e discutimos este filme por horas a fio. Caso você já tenha visto "Festim Diabólico" , do mestre Hitchcock, já comentado , por nós, neste blog, e, gostado, não poderá perder este filme na mesma linha de jogo psicológico.
A história nos mostra um brutal assassinato sendo ocorrido próximo ao local onde um professor arrogante , Roberto, interpretado pelo sempre presente Ricardo Darín, ministra aulas concorridas a seus ávidos alunos. Dentre eles, encontra-se Gonzalo, filho de um amigo do professor Roberto, que comporta-se de maneira excêntrica e apresenta-se como fã do professor.
Roberto, como todo profissional que se dedica , com paixão, à aarea criminal, interessa-se pelo caso e passa a montar uma tese sobre a autoria e o modo de operar do criminoso.
E, aí, começa o jogo entre mestre e aprendiz.
As pistas levam o professor a desconfiar de seu aluno Gonzalo e, o aluno, por sua vez, começa a desafiar seu professor, colocando o espectador como juiz da tese.
Afinal, quem será o verdadeiro autor do crime?
Ou sera que nós, ao observarmos um fato, criamos em nossas cabeças teses sobre o que ocorreu, vendo somente pistas que confirmem aquilo  que já acreditamos ter acontecido?
Bárbara a história!
Desafia-nos a rever nossos conceitos de imparcialidade ao julgar um fato.
O calcanhar de Aquiles do filme, muito comum a muito outros filmes cujo clima de investigação mostra um padrão de qualidade muito alto, é, justamente, seu desfecho. O final do filme, aberto demais, põe a perder o clima de tensão até então produzido. Mas, de forma alguma, desmerece a obra.
Merece ser visto e aplaudido.
Se você gostou de "Dentro de Casa" e de "Festim Diabólico", não deixe de assistir a este filme.
Recomendado.


(Maria Lucia Wagner e Felipe Mostardeiro)







Nenhum comentário:

Postar um comentário