Fature na Net:

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O ESCRITOR FANTASMA

O ESCRITOR FANTASMA
THE GHOST WRITER

O Escritor Fantasma não parece ter tido por diretor o monstruoso Polanski, mesmo se sabendo que a maior parte do filme foi dirigida estando o mesmo já na prisão pela acusação de pedofilia. É um filme de razoável para fraco, decepcionante por ser um trabalho de Roman Polanski. Sempre se espera mais de diretores gabaritados, que nos brindou com "O Bebê de Rosemary", "Chinatown", "Dança dos Vampiros", "Lua de Fel" e outros espetaculares. Numa era focada em efeitos visuais, 3D e afins, Polanski prefere o implícito, a interiorização. O Escritor Fantasma é um suspense político recheado de traições e mistério. Ewan McGregor é o personagem título, contratado para continuar escrevendo as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), um ex primeiro ministro britânico, após a misteriosa morte de seu escritor fantasma. Quando o político é acusado de envolvimento com crimes de guerra, o trabalho, que já era arriscado, toma gigantescas proporções de perigo, pondo a vida de ambos em risco.
A fragilidade consiste que O Escritor Fantasma tenta se sustentar apenas na ambientação. Com uma trama sem muita consistência, o personagem título vai se rendendo às paranóias que aparecem , investindo em qualquer possibilidade , mesmo a mais descabida. Isso sem falar que as as informações surgem de forma simplória. É o político britânico que repentinamente surge em território americano, dados reveladores encontrados em uma rápida navegada no Google. Claro que estamos no terreno da sétima arte onde há uma certa licença poética para os acontecimentos ocorrerem, mas, há limites, para haver coerência na trama.
E, cá pra nós, se estamos diante de fatos de grande complexidade, desleixos pueris não entram no contexto, não é lógico?
Tais deslizes tornam o filme desinteressante.
Um Polanski sem sua marca registrada.


Mas que ainda assim vale a pena assistir.

(Felipe Mostardeiro e Maria Lucia Wagner)


CURIOSIDADES:
- O filme foi baseado em um livro homônimo de Robert Harris.
- Do mesmo diretor de "Oliver Twitst" e "O Bebê de Rosemary". 
- Prêmio de "Melhor Direção" para Roman Polanski no Festival de Berlim em 2010

TRAILER:

SINOPSE:
Adam Lang (Pierce Brosnan) é um ex primeiro ministro britânico, casado com Ruth (Olivia Williams), que vive em semi-exílio em uma ilha no estado do Maine, nos Estados Unidos. Ele tem sido duramente criticado por ter autorizado a prisão e tortura de suspeitos de terrorismo. Paralelamente, Lang trabalha em sua autobiografia, pela qual recebeu US$ 10 milhões antes mesmo de escrevê-la. Quando McCrea, velho amigo de Lang e autor do livro, morre, a editora logo contrata um substituto (Ewan McGregor). Ele será o ghost writer do livro de Lang, sendo enviado para entrevistá-lo e concluir o manuscrito já pronto. Só que, em meio a acusações políticas e suspeitas de que McCrea foi assassinado, o escritor passa a temer por sua própria vida.

ELENCO:
Pierce Brosnan .................. Adam Lang
Ewan McGregor ................. Escritor Fantasma
Olivia Williams .................... Ruth Lang
Kim Cattrall ......................... Amelia Bly
Tom Wilkinson .................... Paul Emmett
Tim Preece ......................... Roy
James Belushi .................... John Maddox
Jon Bernthal ........................ Rick Ricardelli
Timothy Hutton .................... Sidney Kroll

SOBRE O ELENCO:
- Pierce Brosnan também atuou em "A Maldição do Espelho", "O Quarto Protocolo", "O Passageiro do Futuro", "Uma Babá Quase Perfeita", "007 - O Amanhã Nunca Morre", "Ladrão de Diamantes", "O Matador", Mamma Mia! - O Filme", "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", "Thomas Crown - A Arte do Crime", "Saco de Ossos" e "Não Sei Como Ela Consegue".
- Ewan McGregor também atuou em "Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma", "Falcão Negro em Perigo", "O Sonho de Cassandra", "A Ilha", "A Lista - Você Está Livre Hoje?", "Anjos e Demônios" e "A Toda Prova".
- James Belushi também atuou em "A fúria", "A Pequena Loja dos Horrores", "Era uma Vez um Crime ", "Dupla personalidade" e "Feitiço do Coração"; atualmente têm se dedicado mais à televisão, no seriado "The Defenders".
- Tom Wilkinson também atuou em "Em Nome do Pai", "A Sombra e a Escuridão", "Ou Tudo Ou Nada ", "Shakespeare Apaixonado ", " Armadilhas do Coração", "O Sonho de Cassandra", "Antes que Termine o Dia", "O Exorcismo de Emily Rose", "Duplicidade" e "O Exótico Hotel Marigold".
- Timothy Hutton está em:"Gente Como A Gente", "Iceman", "Q&A - Sem Lei, Sem Justiça", "A Metade Negra", "Surpresas do Coração", "A Janela Secreta", "O Bom Pastor" e "DNA Assassino".

FICHA TÉCNICA:
título original: ............................... The Ghost Writer
gênero: ........................................ Suspense
duração: ....................................... 2 hr 8 min
ano de lançamento: .................... 2010
site oficial: .................................... http://www.theghost-romanpolanski.com
estúdio: ......................................... RP Films / France 2 Cinéma / Elfte Babelsberg Film / Runteam / Medienboard Berlin-Brandenburg / Studio Babelsberg
distribuidora: ................................ Summit Entertainment / Paris Filmes
direção: ......................................... Roman Polanski
roteiro: ........................................... Roman Polanski e Robert Harris, baseado em livro de Robert Harris
produção: ...................................... Robert Benmussa e Alain Sarde
música: .......................................... Alexandre Desplat
fotografia: ...................................... Pawel Edelman
direção de arte: ............................ Cornelia Ott, David Scheunemann e Steve Summersgill
figurino: .......................................... Dinah Collin
edição: ........................................... Hervé de Luze
efeitos especiais: ......................... ScanlineVFX


PATROCÍNIO:
Comércio de Enxovais Água Furtada Ltda
 Rua Luciana de Abreu, 403  
(51) 3346-1314

Nenhum comentário:

Postar um comentário